julho 27, 2012

Hidratação, nutrição e reconstrução

 
Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável saímos comprando um monte de produtos e acabamos não percebendo a diferença entre eles e sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar suas reais necessidades.
É exatamente por falta desta análise do que seu cabelo realmente precisa, é que muitas vezes gastamos dinheiro com cremes e mais cremes e acabamos não ficando satisfeitas com o resultado. Ficamos morrendo de raiva do produto, e, na maioria dos casos, a culpa não é dele.
A primeira informação a saber é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química, desta forma o cabelo com química terá que receber uma reconstrução uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, já um cabelo mais saudável, apenas uma vez por mês, mas hidratação e nutrição semanal deve ser regra para todos os tipos de cabelo, se você quiser um cabelo saudável.
A segunda informação a saber é que nunca se deve partir direto pra reconstrução sem que antes você tenha feito uma hidratação e uma nutrição nos cabelos.
Então vamos lá para as diferenças entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:
  • Hidratação Simples – trata-se de uma reposição hídrica nos cabelos.
  • Nutrição Capilar – é uma reposição lipídica dos cabelos.
  • Reconstrução Capilar – é uma reposição proteica. 

    Hidratação

    Hidratação com creme de massagem capilar simples. A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas de farmácia cumprem muito bem esta função. As da Novex, da Seda e da Pantene, dentre outras, são excelentes para isso.
     

    Nutrição

    Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de Karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

    Reconstrução Capilar

    Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecendo o cabelo e repondo a massa capilar.
    Mas atenção, volto a frisar, você deve fazer primeiro uma hidratação simples com um creme para esta finalidade, depois uma nutrição, e só após, realizar uma reconstrução.

    Vou passar um cronograma simples destas etapas:

    1° Semana = Hitratação

    2° Semana = Nutrição 

    3° Semana = Hidratação

    4° Semana = Reconstrução

     


    Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês.
    Como identificar cada problema do cabelo?
    • Quando o cabelo precisa de hidratação – Quando ele está opaco e sem elasticidade.
    • Quando o cabelo precisa de nutrição - Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
    • Quando o cabelo precisa de reconstrução -  quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou  por causa do uso chapinhas e escovas, que resultaram em perda de massa capilar. 

      Espero que vocês tenha entendido mais sobre cada uma, este texto foi retirado de um blog, que no memento não lembro o nome. Estou fazendo o cronpgrama e meu cabelo estar bem bonito e com brilho. Sem falar que a minha queda parou... 
      Conte aki para nós o que você achou...
      Bjos!!!

      #fica a dica!

      Aline Ferreira (Aline Bombom)

13 comentários:

  1. Adorei as dicas vou seguir bjim flor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou amiga, depois me fala o resultado tá?
      Bjos!!!

      Excluir
  2. podemos usar queratina da Niely Gold ?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas.
    Eu não sabia a finalidade de cada um.Agora sim .Obrigada por explicar tão bem .

    ResponderExcluir
  5. uso hene e meu cabelo ta caindo e quebrando nao sei que produto usar pra recuperar pode me dar dicas?

    ResponderExcluir
  6. Uso hene e meu cabelo ta quebrando o q faço nao quero deixa de usar meu queridinho

    ResponderExcluir
  7. Posso usar xampus neutrox hidrataçao poderosa depois pra remover o hene do cabelo?

    ResponderExcluir
  8. Oq fazer uso rena e meu cabelo cai muito todo picadinho estou assustada e sem contar que não cresce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça reconstrução nele, com gelatina, ou queratina e vinagre de maçã

      Excluir
  9. Usei hene no meu cabelo posso usaros produtos do boticario patrulia do frizz?

    ResponderExcluir
  10. Uso hene já algum tempo, mas ja tem uns três meses que está caindo muito, por medo parei de usar mas ele já está crescendo estou com muito fios branco o que devo usa pra melhorar por favor me ajude.

    ResponderExcluir

About Me

@Way2themes

Follow Me